quarta-feira, 9 de março de 2011

Resenha “Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação", Vani Moreira Kenski.


 Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação é uma reflexão em seis capítulos sobre as relações que existem entre educação e tecnologias.
A obra parte da idéia de que o tema “Educação e Tecnologia” deve ser abordados de forma simples e esclarecedora, sem deixar de fazer uma reflexão sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação.
No livro de 141 páginas, a autora encarou o desafio de explicar o novo ritmo da informação, sobretudo as mais novas tecnologias da comunicação de uma forma que todos entendam. Vani Kenski organizou a obra da seguinte forma:
Capítulo 1→Situa as relações entre os avanços tecnológicos e as alterações decorrentes da intensificação de seus usos nas sociedades em diferentes épocas além de apresentar e conceituar os diferentes formatos com que as tecnologias se apresentam e suas relações com o poder e a guerra .
Capítulo 2→ É dedicado a um tipo específico de tecnologias – de informação e de comunicação ,as   TICs . Reflete sobre a compreensão da linguagem oral e da escrita como tecnologias de  comunicação.Aborda com maiores detalhes as novas tecnologias digitais e a nova lógica tecnológica,  surgida com o uso intensivo da internet  e que muda as relações políticas,econômicas,financeiras, culturais  e educacionais em todo o mundo ; as novas formas de pensar, sentir e agir; as mudanças no acesso e no processamento conjunto de informações , com a utilização de computadores ligados em rede .
Capítulo 3→ Mostra como as tecnologias são indissociáveis para a educação . Fala das tecnologias utilizadas em atividade de ensino. Apresenta novas formas de aprender mediadas pelas TICs e relata  experiências interessantes  de uso das tecnologias em educação e outras que não deram certo.
Capítulo 4→ Explorar a contradição existente na educação escolar que forma cientistas pesquisadores e desenvolvedores de tecnologias, mas que também forma usuários e os que se colocam contra o seu bom uso na educação e  examina  quem é o centro do processo educativo : o conhecimento , o aluno ou as tecnologias. Neste capítulo, Kenski traz alguns exemplos de experiências brasileiras voltadas ao ensino mediado pelas TICs,entre eles o Tabuleiro Digital desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia(UFBa)
Capítulo 5 →Investiga as salas de aula e descobre em que as novas TICs mudam o seu cotidiano . Aborda também a questão das distâncias em todos em todos os tipos de educação e o uso de ambientes virtuais em situações de aprendizagem individuais e coletivas.
Capítulo 6→ É dedicado à reflexão sobre o futuro das relações entre educações e tecnologias no Brasil. São discutidas a questão  da democratização  do acesso às tecnologias  digitais e a garantia de fluência tecnológica para todos os brasileiros . 

Neste livro,Vani Kenski afirma que os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. Tecnologia é poder e a banalização do seu uso transforma não apenas o comportamento individual, mas o de todo grupo social.
As novas tecnologias digitais mudaram as relações políticas, econômicas, culturais e educacionais em todo o mundo. O poder da linguagem digital influencia cada vez mais a constituição de conhecimentos, valores e atitude. 
Nasce uma nova cultura e outra realidade informacional, surgem novas formas de aprender mediada pelas TIC. O desafio é inventar e usar com criatividade a tecnologia educacional para transformar a escola em um espaço de exploração de cultura, projetos e debates.
Novas escolas, novos artigos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que introduz a educação à distância como modalidade válida para se fazer educação com o uso do ambiente virtual em situação de aprendizagem individual e coletiva. A Evolução redesenha a sala de aula. É o tempo de aprender colaborativamente, respeitando a s diferenças, fortalecendo o compromisso com a própria maneira de aprender.
É tempo de reformulação curricular, viabilização de projetos, planejamento e construção de equipes mistas com professores, técnicos e alunos integrados em projetos e atividades. Com essas alterações nas estruturas das escolas é preciso uma democratização do acesso às tecnologias digitais para todos os brasileiros.

Esta obra tem leitura leve, numa linguagem acessível e prazerosa, abordando o tema educação e tecnologia de forma acessível a todos, estabelecendo  uma reflexão sobre os grandes avanços que as tecnologias oferecem à educação.  Considero importante para Curso de formação de professores e instituições educacionais que desejem atualização de seus profissionais.  Vale a pena conferir!
A autora Kenski, Vani Moreira, nasceu no Rio de Janeiro. É Graduada em Pedagogia e Geografia pela UERJ, com Mestrado pela UNB  e Doutorado em Educação pela Unicamp, pesquisadora do CNPq e orientadora de teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo(FE/USP). Suas obras estão voltadas para as Novas Tecnologias e Informação.

Mônica Neri Maia, aluna do Curso de Especialização em Educações e Novas Tecnologias da Faculdade de Educação(FACED) da  Universidade Federal da Bahia(UFBa).

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